Zaha Hadid Architects (ZHA) venceu o concurso de projeto para construir a Torre C na Baía de Shenzhen, China. O projeto vencedor é uma cidade vertical multidimensional de duas torres iluminadas naturalmente que respondem às interseções urbanas da cidade.
A torre proposta responde à interseção da cidade entre o eixo verde norte-sul e o eixo urbano leste-oeste. A arquitetura se conecta com o parque e praças adjacentes, transformando-se em uma paisagem em níveis estendendo-se para cima entre suas duas torres. Esta extensão convida os visitantes ao centro do edifício, onde são as instalações culturais e de lazer. As torres são interligadas por pontes que proporcionam vistas panorâmicas da cidade.
Os arquitetos por trás do projeto queriam unir a paisagem urbana, por isso, estenderam a rede do metrô de Shenzhen e integraram uma base escalonada ao parque adjacente, para criar um novo espaço público unificado. Como a prioridade eram os pedestres, os arquitetos incluíram amplas vagas de estacionamento para bicicletas e para recarga de carros elétricos.
Com base nas inovadoras ferramentas de modelagem 3D desenvolvidas por ZHA, os arquitetos foram capazes de otimizar a eficiência na massa arquitetônica, orientações e proporções fachada-planta. O projeto final possui quase 400 m, envolto em paredes de vidro com isolamento duplo. O design do edifício e os canais verticais incorporam ventilação natural e híbrida com controle ambiental para cada andar.
Em coordenação com os sistemas de gestão inteligente do distrito e a ambição de aumentar a eficiência e o bem-estar, o projeto será constantemente monitorado, avaliando as condições externas e internas, ajustando-as em tempo real para reduzir o consumo de energia. O projeto também irá incorporar coleta e reciclagem de água, além de energia fotovoltaica. Todos os jardins aquapônicos situados nos terraços filtrarão biologicamente a atmosfera circundante. Materiais orgânicos de baixa volatilidade também serão instalados para minimizar os poluentes internos.
O edifício proposto será um importante centro económico da cidade chinesa, servindo Guangdong, Hong Kong e Macau. O projeto, que funcionará como um pólo tecnológico global que inclui clusters de sedes corporativas, está planejado para acomodar 300.000 funcionários por dia. Além das instalações de negócios, a Torre C incluirá vários locais para hospedar conferências internacionais, exposições e programas culturais, bem como empreendimentos residenciais, um departamento de transportes e jardins.
- Projeto: Zaha Hadid Architects
- Arquiteto Principal: Patrik Schumacher
- ZHA Diretores Projeto Concurso: Satoshi Ohashi, Paulo Flores
- ZHA Associados Projeto Concurso: Jingwen Yang, Karoly Markos, Michail Desyllas
- ZHA Líder Projeto Concurso: Xuexin Duan
- ZHA Equipe Concurso: Xiaoyu Zhang, Lida Zhang, Bogdan Zaha, Gaoqi Lou, Huiyuan Li, Jiaxing Lu, Leyuan Jiang, Mariana Custodio dos Santos, Martin Gsandtner, Nastasja Mitrovic, Rui Zhao, Sebastian Andia, Xiangfan Chen, Yuan Feng, Zhiming Wang, Boyan Hristov, John Kanakas, Enoch Kolo, Karina Linsen